18 de janeiro de 2012

De óculos para a lente...

Pessoas que assim como eu usam óculos já viveram esse dilema algum dia ou vão passar por isso. Não uso óculos desde pequena não, descobri a 2 anos. Minha visão era perfeita e de repente, puft! Eu não enxergava letreiros no shopping, placas de trânsito e nem a composição da Coca-Cola de longe. Ou seja, a coisa tava feia!






Fui no Oftalmo e ele disse que eu tinha miopia e que teria que usar meus óculos direto porque meu grau não era pequeno (1,50 e 1,75). Pedi (ou melhor, implorei) para ele me receitar uma lente. E ele disse que só com 15 anos eu poderia usar lente, porque aí meus olhos estariam "totalmente formados". Isso é no meu caso gente, não significa que quem tem menos não pode usar. E depois dessa breve história, vocês devem ter pensado "E daí?".


Bom, como vou fazer 15 em breve, estava "analisando" se valia mesmo a pena trocar lentes pelos óculos e resolvi postar aqui para ajudar pessoinhas com os mesmos problemas que eu.


Tipos de lente:


Rígidas - PMMA

São discos plásticos. Essas lentes são duráveis, de fácil manutenção, porém o período de adaptação é desconfortável. Não é permeável ao oxigênio, o que limita o tempo de uso. Indicada em alguns casos.

Rígidas - Gás Permeáveis

Feitas de um plástico que permite a passagem de oxigênio para o olho através do material, sem absorver água. É mais confortável que a PMMA e menos que gelatinosa.

Gelatinosas

Feitas de um plástico semelhante á gelatina, contêm 38 a 79% de água . Permitem a passagem de oxigênio á córnea e absorvem água como uma esponja, mantendo a lente flexível. São confortáveis desde o início do uso.


Quando usar lentes de contato?
São usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As lentes gelatinosas coloridas podem modificar a cor de seus olhos. Estas lentes são indicadas também para pessoas que têm cicatriz aparente na córnea, em caso de ausência ou perda de íris (cor dos olhos) e para albinos. Várias doenças corneanas só podem ser curadas ou controladas com uso de lentes de contato. As lentes de contato proporcionam melhor visão do que os óculos em pessoas portadoras de ceratocone, anisometropia, astigmatismo irregular e em outros casos específicos.
A partir de que idade pode-se usar lentes de contato?
Não há idade mínima para o início do uso de lentes de contato, está a critério médico. O que deve haver é a consciência do usuário e de seu responsável de seguir as orientações do especialista para evitar problema aos olhos. Muitos jovens preferem a aparência natural das lentes de contato, o que os faz sentirem-se mais seguros de si no trato social. Eles apresentam um melhor desempenho nos esportes, pois as lentes de contato proporcionam melhor visão periférica do que os óculos.
As lentes de Contato Podem Prejudicar os Olhos?
Devido ao contato com os olhos, as lentes necessitam de um acompanhamento do oftalmologista. Embora sejam seguras em pacientes bem adaptados e bem orientados, algumas alterações oculares podem ocorrer sendo as infecções as mais temidas. Se você estiver bem orientado, a chance de complicação é pequena.
É possível usar maquilagem e cremes com lentes de contato?
Sim. No entanto, alguns tipos de maquilagem devem ser evitados, como sombras em pó, rímel à prova d'água e passar lápis na borda interna das pálpebras.Ao aplicar creme nas pálpebras, evite-se sujar os cílios e, de preferência, depois de 20 minutos, tirar o excesso com lenço de papel. O creme pode penetrar nos olhos durante a noite, sujando o filme lacrimal e provocando turvação de visão, além de ardência.

Tirei as informações daqui então se quiserem saber, é só acessar!

Ah, pelo que vocês percebem eu ando postando bastante, quase 1 vez por dia! Queria avisar que essa "frequência" vai acabar quando minhas aulas começarem, eu vou estudar longe de casa e tarde. Mas vou postar mesmo assim, só que 2 ou 3 vezes por semana, pode ser?

Beijão

4 comentários:

Carol Oliveira disse...

Post legal, eu sempre quis saber as características das lentes. E também não sabia que existiam vários tipos. Não entendo absolutamente NADA do assunto, mas a gelatinosa parece ser a melhor, não?

Mas por tudo que você falou, acho que as lentes exigem mais "mão de obra" da parte de quem usa, e muito mais cuidados.

Você já se decidiu? HUAHEUHAUEHAUH

Ah, e sobre seu comentário, eu também não sou muito de ficar o dia inteiro em site de fofoca lendo sobre a vida dos famosos HUAHEUAHU Eu só leio mesmo sobre os que eu gosto, e fiz o post porque entrei em choque ao saber que a Emma e o Logan iam trabalhar no mesmo filme KKK
Mas ignore meus chiliques de menininha fanática ta? Não vão ser frequentes, prometo. hahaha
Porque eu odeio moda, fofoca e unhas. Então sou meio anormal HUAHEUAHEU

Awn, obrigada por ter votado. De verdade, quando precisar de qualquer coisa é só gritar viu o/

muggle-world.blogspot.com

Anônimo disse...

Heey! Tem Sorteio no blog: http://sendodiferente.blogspot.com/2012/01/sorteio.html Participa! Está super legal u.u haha Não deixe pra próxima!

Beijooooooooos,
Sabrina_amo
http://sendodiferente.blogspot.com

Marcela disse...

Oi, queria colocar lentes desde sempre mas me disseram q elas estragam a visão, bom saber q naum tem nd a ver....... *-*
bju

Marcela disse...

Oi, queria colocar lentes desde sempre mas me disseram q elas estragam a visão, bom saber q naum tem nd a ver....... *-*
bju