9 de fevereiro de 2013

Para começar a ler - quando ler?

Nem adianta negar, eu bem sei que uma das maiores desculpas pra quem quer começar à ler, mas não lê é dizer que não tem tempo. E realmente, o mundo do jeito que está, o tempo voando ultimamente e todas essas coisas, não sobra tempo pra ninguém. Mas se prestarmos atenção na nossa rotina, sempre tem um tempinho livre aqui ou ali que a gente desperdiça simplesmente por não percebê-los passar.

Uma coisa muito importante pra quem quer ler é não ter pressa, ler com calma e entender cada linha, afinal como diz a minha avó, é de grão em grão que a galinha enche o bico. Então quando for ler, não fique preocupado com o número de páginas que você vai ler e sim com a história em si.


Por tudo isso resolvi fazer uma lista de 5 ocasiões do nosso dia em que podemos ler, nem que seja alguns parágrafos.

1. Ao chegar em casa: Seja forte, resista à fome, ao cansaço, ao desejo de tomar um banho quente e se jogar na cama. Também seria ótimo se você ignorasse a televisão te chamando. Ao invés disso, se jogue no seu livro. A hora em que chegamos em casa pode se tornar um dos melhores momentos para se ler. Só não caia na armadilha de "Ah, vou fazer mais isso ou aquilo e depois eu leio". Se você for comer algo, vai ligar a televisão, vai ficar com sono, vai ligar o computador e aí já era. Simplesmente chegue em casa e separe seus primeiros 20 minutos para ler. Aí sim você estará autorizado à fazer qualquer outra coisa, entendido?

2. Depois do almoço: Se você trabalha, talvez os últimos minutos do seu horário de almoço sejam preciosos. Mas, ao invés de usá-los para dormir (como andam permitindo algumas empresas) ou para fofocar sobre seu chefe, vá ler um livro. É um ótimo momento para ler, para anular o estresse e relaxar. Por isso, aproveite!

3. Enquanto espera: Se você mora em São Paulo, sabe que em cada esquina se encontra um fila. No ônibus, no metrô, no restaurante e no shopping, em todo lugar temos de ser pacientes e esperar. Nesse caso, em vez de desperdiçar o tempo olhando para o céu, podemos aproveitar esse pequeno tempo livre para ler. Só tenha cautela para não se distrair muito e perder a sua vez. Por isso é bom levar seu livro para todos os lugares e aproveitar aquele chá de cadeira que você leva no dentista, no médico e em outros lugares. Esteja atento, procure por brechas no seu tempo e as preencha com livros.

4. Reduzindo outras leituras: Revistas, jornais, gibis, são todos ótimos. Mas saiba que diminuir outras leituras pode criar tempo para ler livros, que são textos muito mais profundos. Revistas e jornais são leituras da atualidade, você lê para ficar por dentro. Livro é uma leitura que trás conhecimento, você lê para aprender.

5. Criando um compromisso: Francamente, mesmo que você não tenha tempo para absolutamente nada no trabalho, 20 minutos não te tornarão mais eficiente. Então se você é realmente uma pessoa ocupada, não existe outra maneira a não ser criar um compromisso para ler. Separe no celular ou na agenda um aviso de 20 minutos para ler. E faça o que for preciso para honra-lo, tranque a porta, coloque o celular no silenciador e tire o telefone do gancho. Lembre-se de que apesar de ser pouco, 20 minutos de leitura diária fazem toda a diferença.

E aí, ainda não tem tempo pra ler?

5 comentários:

Blog Da Reeh disse...


adorei as dicas muito boas.estou seguindo seu blog segue o meu?

www.rebecacarolinee.blogspot.com tem um video no meu canal da uma olhadinha?
https://www.youtube.com/watch?v=v-ftiJzumNE
Bjs e fique com deus

Sabrina disse...

eu adoro ler , não vivo sem um livro !
Já estou seguindo aqui e ficaria muito feliz se tivesse você no meu cantinho !!!
http://sclavascarlet.blogspot.com.br/

Unknown disse...

kkk As vezes da uma preguiça mesmo! Mais começar com um livro que você goste é bom.. Estou lendo agora Eu Crithiane F. Drogada e prostituida..
Beijos..
http://isismente.blogspot.com.br

Yanka Cris disse...

ameei as dicas ;))
obrigada pela visita amor, desculpa a demora rs
BEIJOS E VOLTE SEMPRE: http://maisbatomplease.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Oii..
AMei seu blog..
Bejocas..

MENINA SABIDA.

Canal:http://www.youtube.com/watch?v=CfqzvnGUYiA
Site:http://www.meninasabida.com.br