19 de junho de 2013

E esse papo de manifestação...

Eu sei que o tema do blog não é esse, mas me sinto na obrigação de falar sobre as manifestações que andam ocorrendo não só no Brasil, mas em todo o mundo, já que é um assunto atual e envolve toda a nossa geração.


Hoje, os protestos são contra a todas as injustiças, a corrupção e ao mal uso do poder público que sempre aconteceram. Mas o que encarretou toda essa "revolução" foi o aumento da tarifa do ônibus e do metrô para R$ 3,20. Toda revolução começa com uma faísca e foram esses 20 centavos de diferença que acarretaram toda essa mobilização.

Em diversas regiões do país, graças à essas manifestações, já reajustaram o preço dessa tarifa. Hoje, foi a vez de São Paulo e a partir de segunda-feira, o valor do passe voltará a ser R$ 3,00. Como os protestos não são apenas por causa disso, acho que eles vão continuar mesmo com esse reajuste.

Infelizmente, algumas pessoas aproveitam todo esse tumulto para vandalizar sem motivos, saquear lojas e simplesmente "causar", fazendo manifestações extremamente violentas. Na minha opinião, a real intenção dos protesto é excelente. Porém, se as pessoas começarem a partir para a violência, o objetivo acabará se perdendo e esses protestos terão de ser interrompidos, com razão.

Outro fato é que muitos aderem às manifestações sem se informar. Eles literalmente lutam por ideais que eles mesmos desconhecem. Então, por favor, se você quer protestar, faça isso com toda a consciência, e não apenas seguindo a onda.

Mudando um pouco, algo que achei bem interessante foram algumas propagandas de marcas famosas, que inicialmente não tinham nada a ver com a causa, mas que acabaram virando símbolo de todos esses protestos.

É o caso da propaganda da Fiat, com a música tema "Vem Pra Rua", do Rappa, que acabou virando hino das manifestações, sendo até mesmo cantada em algumas delas. Por isso, o governo exigiu a retirada da propaganda do ar. Porém a Fiat, que havia declarado que iria retirá-la, se recusou a fazê-lo com o argumento de que a única finalidade da propaganda é a publicidade referente à Copa e à marca. Bom, querendo ou não, a Fiat fez de "Vem pra rua" o slogan do protesto em diversas redes sociais.




A marca Johnnie Walker também foi responsável pelo principal tema das manifestações, "O Gigante Acordou". A propaganda, que já era exibida muito antes, ficou marcada pelo tema dos protestos e também é muito usada nas redes sociais. Como ela já havia deixado de ser exibida quando as manifestações explodiram, não houveram tantos problemas.


E no meio de todos esses assuntos sérios, me sinto na obrigação de falar da parte humorística. Me impressiona a criatividade que os jovens estão usando na criação de cartazes. Alguns são bem legais, e entre um riso e outro, realmente nos fazem refletir.


O que vocês pensam sobre tudo isso? Concordam com as manifestações? Me contem! É sempre bom discutir sobre um assunto polêmico como esse, ainda mais por envolver todos nós, principalmente nossa geração.

Um comentário:

Aline Conceição disse...

Otimo post,sinceramente,sou a favor e muito a favor desses protestos,temos que lutar o que temos direito,tem muita coisa errada acontecendo e precisamos reagir,aaah e tem a diferença né,entre os protestantes e os vandalos,porque tem pessoas que esta se juntado a os protestantes para fazer coisas nada a ver com protestos,e sobre os eventos esportivos, ninguém esta lutando contra nenhuma copa não,e sim por um Brasil melhor,as pessoas confundem muitos as coisas né?

amei seu post,os videos chega arrepiar,e os cartazes são mega criativos e engraçados,gostei pra valer viu,meus parabéns.

simples-garotaa.blogspot.com