15 de maio de 2012

Mudança de Perspectiva

É engraçado, depois de assistir a um filme ou ler um livro, começamos a pensar de um modo diferente, ver as coisas de outro ângulo. Posso até chamar isso de outra perspectiva, certo?


Claro que o efeito é prolongado quando falamos de livros, talvez porque os que se prezem são grandes demais  para ler em apenas duas horas. E filmes não são tão aprofundados assim como os livros.
Nada contra os filmes, alguns mudam nosso modo de pensar para sempre, enquanto alguns livros só nos deixam assim "afetados" enquanto nós os lemos. E nada mais prático do que um filme para resumir aquele livro que a gente quer ler só por curiosidade, mas não tem coragem. Tipo os de modinha, que todo mundo fala mal, mas todo mundo já assistiu o filme.

O que quero dizer é que enquanto lemos um livro, ou até mesmo depois de lê-los (ou depois de assistirmos um filme, ou ouvirmos uma música, enfim), passamos a ver as coisas diferentemente. Falando assim parece que nossas mentes são tão moldáveis quanto massinha da pré-escola, onde qualquer um pode grudá-la no seu cabelo. Ela demora pra sair e raramente deixa a pobre vitima ilesa. Normalmente fica faltando um tufo de cabelo, cujo demora um certo tempo até voltar ao normal. E talvez nossas mentes sejam assim como massinha da pré-escola, por que não?

É bom mudar de opinião. E mudar o modo de pensar. O importante é não concordar com tudo o que se escuta ou se lê, o resto de boa... (:

Estou nesse efeito colateral maravilhoso, o "afetamento" do qual falávamos. Parece frio para alguns, mas eu gosto de pensar diferente por um tempo. Ou permanentemente, se possível. Porque mudar é ótimo, e mergulhar num mundo totalmente diferente do meu quando assisto/leio/escuto algo é viciante. É o que dá o gostinho de "quero mais" quando terminamos.

Nenhum comentário: