13 de janeiro de 2013

Para Começar a ler - Ler o que?

Oi gente!

Não sei se vocês lembram, mas já falei aqui no blog sobre a importância da leitura e que, quando você começa não consegue mais parar de ler! É tipo uma droga (no bom sentido hehe) ou, pra ser mais simples, é tipo Coca-Cola ou chocolate ou Big Mc. Uma vez que você experimenta, fica viciado hahaha.

Acontece que muita gente até quer começar a ler, mas não faz ideia de como começar. Por isso separei uma lista de livros e algumas dicas pra quem quer começar a ler e não sabe o quê ler.

Escolha um tema:

Escolher o que você vai ler é mais ou menos escolher o que assistir. Então, se pergunte "Que gênero eu mais gosto?". Quando eu não lia, ficava pensando que era impossível achar um gênero de livro que eu gostasse. Então comecei à associá-los à filmes, por exemplo "gosto de filmes de suspense, então vou gostar de livros de suspense" e assim por diante.

Preste atenção no autor:

Você já leu um ou dois livros de que gostou, procure ver o que mais o autor do livro escreveu. Normalmente nós no identificamos com o estilo de escrita do autor e até mesmo os gêneros de livro que ele escreve. Assim, provavelmente gostamos de mais de uma obra dele. E não se concentre apenas em livros. Dependendo do autor, você pode encontrar colunas de jornais e até matérias em revistas que ele escreveu. Quem gosta de ler sempre tem um autor preferido, o que acaba ajudando à aumentar cada vez mais a lista de livros que já leu ou que quer ler.

Se aqueça!

Antes que eu começasse a ler por livre e espontânea vontade, eu lia muitas revistas, websérie, blogs e coisas assim. Acho que é mais difícil alguém que nunca lê nada começar à ler, do que alguém que lê essas coisas que, apesar de não serem livros, também contam. Então enquanto nenhum livro te chama a atenção, exercite sua leitura por procurar coisas pequenas (a internet é uma ótima ferramenta para isso) para ler.

Livros que viraram filme:

Hoje em dia a maioria dos filmes vieram de livros, sem contar os seriados, as novelas e outros que também tiveram a mesma origem. Eu super recomendo ler o livro que deu origem à um filme que você gosta, pois a história apesar de ser a mesma é contada de uma forma totalmente diferente, podemos ver os sentimentos dos personagens com mais facilidade, seus pensamentos. Na maioria das vezes o livro é dez vezes melhor que o filme, por conter detalhes que nenhum filme pode transmitir e até mesmo "cenas" que foram retirada, pois nos filmes eles vivem alterando alguns fatos, para deixar a história mais dinâmica. Resumindo, é uma
ótima forma de começar a ler.


Com a ajuda de uma amiga, fiz uma lista de livros que em geral fazem alguém começar a ler. Com certeza você vai se identificar com pelo menos um desses, pois são livros que costumam agradar a maioria das pessoas que os lêem.


  • O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger
  • Os Diários de Carrie - Candace Bushnell
  • As Crônicas de Narnia -  Clive Staples Lewis 
  • Fallen - Lauren Kate
  • Percy Jackson - Rick Riordan
  • Um Homem de Sorte - Nicholas Sparcks
  • A Ultima Música - Nicholas Sparks
  • Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Espero que as listas de leitura de vocês aumente mais e mais (como a minha haha) com essas dicas!


Beijos!

15 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de comprar meus livros, mas enquanto não tiver como, ler online é a salvação!

Adorei a visita em meu blog, volte sempre que puder e se quiser!
Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você, livros são uma droga (no bom sentido claro haue). E adoro a-d-o-r-o ler livros que eu já vi série/filme antes ou vice-versa. Porque acho tão legal ficar comparando, sabe? E só aconteceu uma vez de eu não achar um livro melhor que série. Com Pretty Little Liars. Mas é porque como é de suspense, eu já sei o que vai acontecer e vi a série antes, então nem tinha tanta graça ler o livro sabendo o que ia acontecer. Mas agora as histórias estão indo para caminhos diferentes.

Beijos ♥
Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
@anaazista

Giulia disse...

AAAAh! Amei o post!
Adorei essa de "livros são uma droga" Haha!
Eu queria ler "Os diários de Carrie" e "A última música" haha
Amei.
Batom De Framboesa.

Anônimo disse...

Ah, e esqueci de responder a pergunta no seu comentário: O copo é do Rei do Matte hahah :D

Beijos ♥
Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
@anaazista

Yanka Cris disse...

AMEEI O POST ;)) adoro ler
volte sempre http://maisbatomplease.blogspot.com.br

Caroline Ferraz disse...

Dicas maravilhosas, fofa! E a dica do Fallen, acho super válida, é um livro delicioso de ler ^^

Att, Line
putmerd.blogspot.com

Unknown disse...

Eu comecei o meu interesse por leitura, lendo a saga Crepusculo, eu odiei os livros, mas continuei lendo, li muitos livros desde então, e leitura é realmente importante para qualquer um!

Duda Nogueira

Luiza Daniol disse...

A Mediadora é muito bom, recomendo!

Jobs News Brasil disse...

Eu sempre gostei de ler, eu amo romances principalmente os do Nicholas Sparks.
Muito bom o post.
bjss

coiisinhasdegarotass.blogspot.com.br

Descompliquei disse...

Muito legal o post, eu definitivamente amo ler!


www.teenlist.blogspot.com

Brechó de Conteúdo disse...

Adorei suas dicas, e realmente todas são ótimas para alguem que quer ter o hábito de leitura mais não sabe por onde começar.
Eu normalmente gosto de livros que viraram filmes ou séries de tv, acho super interessante . Beijos!

brechodeconteudo.blogspot.com

Thami Sgalbiero disse...

To cheia de livros pra ler de sorteios que ganhei no ano passado e ainda quero participar e ganhar mais. Até porque, quanto mais livros tiver pra ler, melhor.

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Unknown disse...

É até estranho imaginar que alguém precise de um ritual assim pra começar a ler, uma coisa tão natural e tão maravilhosa.
Mas eu entendo que infelizmente tem muita gente que associa a leitura a algo chato, e esse pensamento precisa ser mudado com urgência.
Pietra salvando almas aculturadas since ever! O post foi ótimo, como sempre! Super beijos!

www.chaecorujas.blogspot.com

Raissa Passos disse...

Eu comecei a gostar de ler lendo livros que viraram filmes, Harry Potter, Percy Jackson, Narnia. Hoje em dia eu ainda adoro essas series, mas comecei a ler outros livros de diversos autores e já não vivo sem uma boa história! Gostei muito da sua lista de livros pra começar a ler, já li praticamente todos e é uma leitura bem fácil e muito divertida.

http://somebitsnbobs.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Ameii seu blog.. ^^ Gosto de ler tbm.. ^^ Ja sou um membro!
da uma olhada no meu,espero que goste e seja uma leitora dele..
http://isismente.blogspot.com.br/
Beijos!